ROLOU EM SAMPA: RON MUECK

by - janeiro 23, 2015



Domingo passado agitei o pessoal aqui de casa, criamos coragem e fomos ver a exposição mais bombada do verão de São Paulo! Sério, chegamos lá as 09:30 mais ou menos e só entramos na Pinacoteca quase ao meio dia. E juro, tinha gente que tava lá desde as 07:00! Era muita gente.





Uma exposição de Ron Mueck é um evento incomum e fez sucesso por onde passou, Japão, Austrália, Nova Zelândia, México, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Mueck trabalha lentamente seu pequeno estúdio no norte de Londres, onde o tempo é um importante elemento para o seu processo criativo. O detalhe de suas figuras humanas é meticuloso, com mudanças surpreendentes de escala que estão longe do realismo acadêmico, hiper-realismo ou da pop art. Suas obras não descrevem pessoas reais ou situações, mas a obsessão com a verdade falada de um artista que busca a perfeição e é extremamente sensível com a forma e a matéria. Empurrando a verossimilidade ao limite, Mueck cria obras secretas, meditativas e fascinantes. Uma mãe com seu filho, casais jovens ou adultos que variam entre estados de tensão e calma e um homem nu em um barco à deriva, são algumas das imagens que fazem parte da exposição. Obras que encerram uma interioridade vital e profunda, capazes ao mesmo tempo de expressar a perfeição técnica do artista e sua obsessão com a verdade.

Mueck utiliza materiais como resina, fibra de vidro, silicone e acrílico para reproduzir fielmente cada detalhe da anatomia humana e construir esculturas que tematizam pinturas de vida e morte. Suas obras evocam uma espécie de realismo que é ao mesmo tempo íntimo e monumental. Em diferentes escalas, o artista amplia ou reduz muito o tamanho dos corpos para criar situações que movimentam o espectador. (Pinacoteca)










Eu amei a exposição, as obras são realmente lindas e tem todo um trabalho delicado para garantir que se pareçam o máximo possível com a realidade, mas, eu acho que não valeram todas as horas na fila. Só estão sendo expostas 7 obras, e todas elas ficam muvucadissimas! Então, quem tiver tempo de ir durante a semana, dá uma procurada pra saber quais horários estão mais vazios, para poder aproveitar melhor!

A exposição vai até o dia 22/02, na Pinacoteca de São Paulo, ao lado da Estação da Luz. Os ingressos custam R$ 6,00 e a fica aberto de terça a domingo, das 10 às 20h.
Me sigam por aí! Instagram / Twitter / Facebook / Snapchat: anaclaudiaplima / Goodreads / Skoob

You May Also Like

0 comentários