FILME X LIVRO: INSURGENTE

by - março 20, 2015


Olá galera! Vamos falar sobre o lançamento do momento dos leitores de plantão, sim, vamos falar sobre Insurgente. Eu assisti o filme ontem, na estreia, e fiquei muito na dúvida se esse post seria postergado para terça ou se ele sairia hoje, mas decidi que ia lançar ele hoje pra vocês decidirem se vão assistir no fim de semana ou não. Rá!

Então, eu gostei do filme. Assim, simples e prático, eu gostei do filme. Eu achei que o roteiro ficou muito bom e soube captar as cenas mais importantes do livro, com modificações, claro, para deixar o filme mais vendável. E apesar disso, acredito que ele tenha sido feito muito mais pra quem leu do que para quem não leu.



Como no primeiro filme, a história está bem resumida, e algumas deixas dos personagens ficaram meio estranhas. Como não quero dar spoilers vou dividir em duas partes, essa primeira para quem não viu e a segunda para quem já viu, ou leu e tá com medo de se decepcionar.

Insurgente é a continuação da trilogia Divergente. Ele conta a história da Tris depois da destruição da Audácia e da Abnegação (se você não tem ideia do que estou falando, clica aqui!). É bem o que andaram falando nos trailers mesmo, todo o mundo que foi construindo no primeiro filme, é destruído nesse segundo. Tris e Quatro, que haviam fugido, se veem obrigados a retornar para a cidade e lutar contra o sistema político que foi instaurado, já que antes quem tomava as rédeas da política era a Abnegação. E ao mesmo tempo, Jeanine, a vilã, começa uma caça desenfreada pelos Divergentes.

Se tem uma coisa que está de nota dez nesse filme são as cenas de ação. Sim, temos muitas. Foram muito bem ensaiadas e muito bem feitas. Nota para uma cena que a animação não ficou muito real não. Miles Teller, o Peter, que ficou meio apagado no primeiro filme, ganha destaque nesse segundo, e como sempre, ele arrasa! Sério, a cara dele de ué é muito boa, e tem uma semana que ele passa tão imperceptível que você fica: FILHO DA MÃE!

Outra coisa que é bem marcante no filme é a organização dos Sem Facção. Fica bem claro ali que existe vida sem as Facções e surge uma nova alternativa de vida dentro de um mundo tão sistemático. O cenário é incrível, e essa é uma das áreas mais cheias de surpresa. E nesse aspecto, ele é bem diferente do livro.

Não darei spoiler do final, mas deixo a nota: o final é lindo demais e eu desejei que a trilogia acabasse ali. Agora, se você não quer spoilers, não leia a parte de baixo, vou deixar até em itálico para vocês verem quando acaba.

Como vocês já perceberam, não gosto de dar spoilers, mas preciso comentar com alguém algumas coisas, e vocês foram os escolhidos.

Bem, como vocês sabem, ocorrem uma série de suicídios, e no filme, eles ocorrem no reduto dos Sem Facção, e não na Franqueza como no livro. Aliás, eles passam pouquíssimo tempo na Franqueza, mas no livro, eles ficam quase que metade do livro lá! Então muitas coisas que deveriam acontecer lá, acontecem em outros lugares.

Pra quem leu o livro, duas coisas vão ficar bem estranhas: a ruptura entre o Caleb e a Tris, e os amigos da Tris. Sério gente, o Caleb falando que não ia continuar com a Tris foi muito estranho. Foi uma explicação muito vaga que ele deu, e eu acho que no livro nem tem essa parte, mas sério, não ficou legal. Os amigos da Tris, Uriah, Marlene e Lynn, aparecem, mas não apresentados. A única menção ao nome deles é quando a Marlene morre. Sério. Fiquei meio chateada com isso.

Outra diferença gritante, é o motivo pelo qual a Jeanine precisa da Tris, e sinceramente, achei bem melhor que o do livro. Faz muito mais sentido sabe? Sem contar que o Quatro do filme é muito mais legal que o do livro. Enquanto no livro o relacionamento da Tris e do Quatro é todo permeado por segredos, no filme eles são muito mais sinceros um com o outro.



Bem, se eu tivesse que dar uma nota de 1 a 10 a esse filme, daria 9, não porque não gostei, mas porque como eu já disse, ele é bem resumido, mas sem perder o foco. Tudo ficou bem fluido e não há nada sem nexo.

Quem ai já assistiu? O que vocês acharam? Contem pra mim aqui nos comentários, vou adorar saber!

Me sigam por aí! Instagram / Twitter / Facebook / Snapchat: anaclaudiaplima / Goodreads / Skoob

You May Also Like

0 comentários