FILME X LIVRO: HP E A PEDRA FILOSOFAL

by - setembro 17, 2015

 
E depois de semanas, finalmente o post sobre Harry Potter e a Pedra Filosofal!

Eu sei que já faz mais de um mês que eu li esse livro, mas eu queria muito fazer esse post só depois que eu visse o filme, para poder comparar um com o outro. Como eu vi todos os filmes antes de começar a ler o livro o choque foi grande, primeiro porque eu não lembrava de muita coisa do filme, o que fez com que a leitura do livro fosse mais fácil, segundo é que realmente tiveram alterações no andamento da história, mas vou falar mais disso já já.

Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro volume da série Harry Potter escrita pela J.K. Rowling e publicada no Brasil pela Ed. Rocco. O livro conta a história do menino Harry Potter, órfão, criado pelos tios, e que de repente, descobre um mundo mágico, literalmente, no qual todos o conhecem devido ao incidente que levou a morte de seus pais.

Vou dizer a verdade, esse foi o segundo livro em inglês que eu li até o final (o primeiro foi Heidi quando eu era mais nova), e foi um desafio. Quando você lê qualquer coisa em um idioma que não o seu, dá uma canseira nos primeiros dias que não é fácil. É um esforço mental e tanto. Mas vencida essa etapa, o livro foi muito gostoso de ler. Tirando algumas poucas palavras que eu não conhecia, o resto foi de boa. Sério mesmo.


Uma coisa que me incomodou muito quando vi o filme foi a falta de detalhamento quanto a vida dos Dursley, no livro você tem informações preciosas de como é a vida deles, como: onde o tio Vernon trabalha e com o que, como foi o primeiro encontro dos Potter com o Vernon, e por aí vai. Esses são detalhes bem legais que foram omitidos do filme. Não que isso tenha tornado o filme pior, mas, quem leu o livro sabe como isso fez falta.

Há uns anos eu tentei ler HP e o Cálice de Fogo e não rolou pela minha resistência contra o Victor Krum (no livro ele é feio, mas no filme, tão lindo...), mas o legal da Pedra Filosofal é que você consegue enxergar os atores do filme nas personagens do livro. Eles casaram muito bem as aparências e foram bem fiéis. Inclusive os figurinos descritos no livro são bem fiéis.

Uma cena bem fiel que quem leu com certeza achou o máximo foi a cena na qual o Hagrid dá atributos de porco ao primo do Harry. Gente, é igualzinha a do livro! Engraçada no mesmo nível. I s2 Hagrid!


Claro que eu amei a experiência de ler o livro. Eu achei que pelo fato de ser apaixonada pelos filmes eu ia ter muita dificuldade para ler, mas não, tinha tanta coisa que eu não lembrava mais que até ver o filme foi uma experiência boa. Foi relembrar a infância, afinal, quando o primeiro filme saiu eu tinha 8 anos... E olha como eles eram pequenos e fofinhos? Vontade de colocar todos eles em potinhos!

E ai? Quem já experimentou ir lendo os livros e ir assistindo os filmes? O que vocês acharam? 

No nosso mundo também Dumbledore!

Me sigam por aí! Instagram / Twitter / Facebook / Snapchat: anaclaudiaplima

You May Also Like

0 comentários