AS MINAS DO RIO 2016: POLIANA OKIMOTO

fevereiro 06, 2016


Nome: Poliana Okimoto
Modalidade: Maratona Aquática
Medalhas Anteriores: Campeã na prova de 10km no Campeonato Mundial de Natação Barcelona 2013
Maratona Aquática

Se o ato de nadar é uma prática milenar, percorrer grandes distâncias a nado, seja em rios ou em mar aberto, é um desafio que se acentuou a partir de 1875, quando o capitão inglês Matthew Webb protagonizou uma façanha. Ele se tornou o primeiro homem a cruzar nadando o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França. Com a técnica de peito, Webb, que havia falhado em uma primeira tentativa, realizada em 12 de agosto, completou a empreitada em 24 de agosto, após exaustivas 21 horas e 45 minutos de exercício num percurso de 64 quilômetros.

O feito inspirou uma série de nadadores, que passaram a percorrer a nado não só o Canal da Mancha como vários outros pontos do planeta. Aos poucos, a disputa em águas abertas se popularizou, até que, em 2005, o Comtiê Olímpico Internacional (COI) anunciou que a maratona aquática faria parte do programa dos Jogos Olímpicos, com uma disputa de 10km. Assim, em Pequim-2008, a primeira disputa foi realizada. No masculino, o ouro ficou com o holandês Maarten van der Weijden. Em Londres-2012, quem subiu ao lugar mais alto do pódio entre os homens foi Oussama Mellouli, da Tunísia. Entre as mulheres, brilhou a húngara Eva Risztov. (Brasil 2016)

Curiosidades da Poliana:
  • Começou a competir aos 7 anos
  • É formada em letras português-inglês
  • Gosta de ouvir Pearl Jam e The Killers
Momento marcante: "No meio de uma prova, vi um leão marinho nadando com a gente. Eu morro de medo! Pensei que iriam parar a prova e olhei direto para o barco dos juízes. Em vez de parar a prova, eles estavam tirando fotos, rindo e aplaudindo. Entendi que não havia perigo e continuei."


Fonte: Rio 2016
Me sigam por aí! Instagram / Twitter / Facebook / Snapchat: anaclaudiaplima / Goodreads / Skoob

You Might Also Like

2 comentários

  1. Não conhecia ela. Com certeza é muito talentosa. Espero que tenha um bom resultado nas olimpiadas *--*
    bom feriadão :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheci ela por causa de uma competição de Rei e Rainha do Mar, e ela é incrível! Espero mesmo que ela conquiste uma medalha esse ano pra coroar a carreira dela!
      :)

      Excluir

CURTE A PÁGINA!