DINHEIRO X SONHOS: POR QUE?

by - fevereiro 02, 2016


Olá pessoas! Outro dia eu estava conversando com um amigo meu sobre dinheiro. Não, calma, estávamos falando sobre sermos ambiciosos, e querer morar em um lugar X e ele falou mais ou menos assim: "eu não dou muito valor para isso, e eu sei que eu deveria". E ai a gente continuou conversando e eu achei que seria uma boa ideia falar disso com você!

Hoje em dia, ouvimos muitas pessoas falando que você não precisa ter rios de dinheiro para ser feliz, que ser milionário não é o que importa na vida, e muitas outras coisas. Eles não estão errados, mas todos temos sonhos. Todos queremos ter nossa casa, nosso carro, nossa independência (pelo menos a maioria quer) e para que essas coisas se realizem, nós precisamos de dinheiro, e você, e nem ninguém, precisa passar aperto e sofrer para alcançar a vida dos sonhos, basta um pouco de planejamento.

Sei que você já cansou de ouvir por ai, N dicas de como realizar seus sonhos com pouco dinheiro e de como economizar, mas vamos estabelecer algumas coisas antes de começar.

Estabeleça o que é ser bem sucedido para você.

Eu tenho como objetivo na vida ter dinheiro suficiente para viajar para onde eu quiser, quando eu quiser. Isso significa que eu preciso de estabilidade financeira, para garantir que eu não gaste um dinheiro que eu não tenho em uma única viagem e depois demore muito tempo para fazer a próxima. Porque o termo chave aqui é: a hora que eu quiser. E se é a hora que eu quiser, significa que eu tenho que ter uma reserva para segurar as pontas.

Além disso eu também quero ter a minha própria casa e o meu carro, então imagina o tanto de dinheiro que eu vou ter que conseguir, e o tanto que vou ter que trabalhar! Pois com grandes poderes, vem grandes responsabilidades (Homem-Aranha sempre!). E apesar disso, essa não é uma meta impossível, e eu não precisarei ser milionária para cumpri-la. 

Então pensa em uma coisa que você gosta de fazer, e que você quer fazer para o resto da vida. Pensou? Torne isso o seu parâmetro de sucesso na vida, e seu objetivo. Ter condições de sustentar seus sonhos e levar uma vida confortável pode sim ser sua meta, você não precisa abrir mão de um em detrimento do outro.

Seu emprego é grande parte da sua vida.

Seu trabalho é e será sua principal fonte de renda. Se você faz algo que gosta, provavelmente fará bem feito, e então senhores, a conta é fácil, seu trabalho será suficiente para que alcance o seu parâmetro de sucesso.
Mas eu sei que você já está pronto para falar: mas não é qualquer emprego que dá dinheiro! Gente, tudo depende do seu parâmetro de sucesso na vida e do quanto você está disposto a trabalhar para alcança-lo. Sem contar que a profissão da moda de hoje pode não ser a do futuro, e se você se limita a fazer o que todos estão fazendo, corre o risco de encontrar um mercado de emprego super lotado lá na frente. E ai, de que adiantou?

Resumindo: faça o que você gosta e tudo será bem feito e trará retorno, só ter força de vontade.

Tenha sempre uma poupança para emergências

Uma coisa que eu aprendi é que ter uma poupança para emergências me faz sentir muito mais segura na hora de assumir grandes dividas. Eu vou falar sobre isso em um próximo post, mas agora, você tem que saber, que para ter a vida dos seus sonhos e fazer seu suado dinheiro valer a pena, você tem que ter uma poupança de emergência.

Dinheiro na conta traz segurança, e quanto mais dinheiro, mais você tem coragem de arriscar. E isso serve para quem está começando a vida financeira agora, ou já tem ela há algum tempo. É muito importante se sentir seguro financeiramente. Óbvio, que não estou falando que você precisa ter uma poupança de um milhão de reais, mas as vezes você quer comprar um celular de R$ 1000 reais, se você tiver esse dinheiro na poupança, você pode até comprar parcelado que você sabe, se algo der errado, aquele dinheiro, pra pagar o celular, você tem.

Terminando...

Ter dinheiro é meio que uma questão de perspectiva. Se você é que nem meu amigo, que não se importa muito com dinheiro, pensa que você tem sonhos e que vai precisar de uma graninha para vivê-los. Então, estabeleça objetivos prazerosos, os quais você acha que vai gastar feliz seu dinheirinho e tudo vai dar certo.

Dinheiro não é um monstro, você não vai virar vilão de novela por falar de dinheiro, por pensar em dinheiro, é só não deixar isso ser a coisa principal da sua vida. Porque claro, se qualquer coisa der errado, você tem amigos e família que vão te ajudar a fazer as coisas darem certo, mas se você pode se planejar desde sempre, porque não fazer isso?


Espero que você tenha gostado, e se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixa um comentário aqui em baixo! Vou adorar ler! E se você tiver alguma dúvida e quiser mandar por e-mail, o e-mail é: contato.omundodaana@gmail.com

E fiquem ligados que na próxima terça vamos falar sobre o temido Cartão de Crédito!

Me sigam por aí! Instagram / Twitter / Facebook / Snapchat: anaclaudiaplima / Goodreads / Skoob

You May Also Like

8 comentários

  1. Uma das melhores coisas que fiz nos últimos anos foi (finalmente) me organizar financeiramente e definir metas pra minha vida, sabe? Acho que quanto mais cedo a gente faz isso, melhor. Com isso eu consegui viajar, consegui me virar com os imprevistos (que não foram poucos), peguei o hábito de juntar dinheiro todos os meses e a parar de usar o cartão de crédito (a vista sai sempre mais barato, hahaha). Dinheiro é uma parte importante da nossa vida, até pra conseguirmos muitas das coisas que queremos, mas ele não pode ser o centro de tudo. Gostei do post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Muita gente parece ter medo do dinheiro! Acho que se as pessoas tem que buscar o equilíbrio, afinal, ele é uma coisa importante na vida.
      E organização é tudo! Quando a gente se organiza dá tudo certo!
      :)

      Excluir
  2. Amei o post, cheio de verdades! São dicas ótimas para a gente dar ao dinheiro o valor que ele merece, nem mais nem menos.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Mari!
      Tudo na vida tem o valor que a gente dá para as coisas.
      Com o dinheiro é a mesma coisa!
      :)

      Excluir
  3. Uma vez eu li assim.. quem dá dinheiro é mais, o resto vc tem que trabalhar pra conseguir rs

    E é bem assim mesmo, me formei em um curso que não dá dinheiro, mas adoro fazer o que faço >.< E olha que fui MUITO criticada viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa, apesar da pressão pra fazer algum curso que "dá grana", minha mãe sempre disse que no final, o que dá dinheiro é o que você faz bem feito.
      Então, o negócio é fazer o que se ama que o resto a gente consegue conquistar!
      :)

      Excluir
  4. Estabelecer o que é ser bem sucedido pra cada um é uma reflexão super importante mesmo e que poucos fazem. Às vezes as pessoas até começam a economizar mas não tem o objetivo muito claro e acaba desanimando, ou às vezes querem economizar demais e acabam ficando estressados no presente. Tantas coisas! É um tópico que merece ser conversado, adorei sua iniciativa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhul! Que bom que você gostou!
      Eu quis que esse fosse um dos primeiros posts dessa série, porque acho que você tem que se conhecer, saber o que você quer para poder planejar sua vida econômica de maneira confortável sabe. E isso não é uma coisa que as pessoas pensam. Mas, deveriam! Isso muda tudo!
      :)

      Excluir