FILME X LIVRO: HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN

by - fevereiro 04, 2016


Onde comprar: 1 / 2 / 3 / 4 / 5

Galera, finalmente terminei de ler Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, e já corri pra ver o filme porque tinha MUITA COISA que eu não lembrava de ter visto nele, e é fato, as diferenças são gritantes.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, é o terceiro livro da série Harry Potter, da JK Rowling. Que no Brasil foi publicado pela Ed. Rocco. Nele temos a continuação da história de Harry, que agora, com 13 anos, começa a descobrir mais detalhes sobre a morte de seus pais. Junto com seus amigos Ron e Hermione, ele embarca em uma aventura atrás de um perigoso assassino, que ao que tudo indica, vem para matá-lo.

Já começo dizendo, que até agora, esse foi o filme mais diferente do livro que teve na série. O Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta eu achei que foram mais suaves no quesito adaptação, já esse foi muito pesado. Eu fui anotando durante a leitura algumas coisas que eu achava que estavam diferente do filme, e tava tudo ok até eu assistir o filme. Eu tive que parar de anotar, porque ou eu anotava ou eu via o filme. Sério mesmo. Muita coisa foi suprimida, outras foram adicionadas. Algumas coisas tiveram a ordem de acontecimento invertida, mas eu enxergo que tudo foi feito para trazer mais dinâmica a história.

Muito mais importante no filme que no livro. Fato.
 Esse foi o único livro da série que eu re-li (a primeira vez que eu li, foi com 13 anos, na minha primeira crise de tendinite), mas, diferente dos dois primeiro, esse é um livro muito mais complexo. Ele tem uma pegada misteriosa muito maior, o que faz com que ele carregue muitos detalhes importantes para a continuidade da história. Ele é crucial para você continuar acompanhando a série. E é engraçado que algumas coisas ficaram omissas no filme. Eram coisas importantes. A relação entre os pais do Harry, Lupin e Black é tratada de uma forma meio superficial no filme. Ela se resume a uma cena, uma conversa, e você meio que supõe todo resto. E se provavelmente você não lê spoilers na internet, você nem sabe do que eu to falando.

Essa cena ficou perdida, sem o resto da história, que aliás, só tem no livro.

A personalidade das personagens também é muito suprimida no filme. No livro, Harry tá revoltado demais. Ele está um verdadeiro adolescente. Aliás, todos estão com os nervos a flor da pele. Hermione tá acabada. Se você não sabe, ela está fazendo mais aulas que o normal nesse livro/filme, e em mais de uma passagem, do livro, fica bem claro que ela está esgotada, física e pscicológicamente. Coisa que não dá pra perceber muito no filme. Ron começa a colocar as asinhas de fora, e aí o quarto filme/livro fica muito mais lógico, porque você entende que o Ron tem uma tendenciazinha pro mal. Não tipo Draco Malfoy, mas ele tem uma característica na personalidade que só quem leu o livro sabe. E a relação dos três, por causa de vários acontecimentos, fica muito desgastada, e eles só vão se recuperar no fim do livro. (isso foi "suprimido" do filme, e faz uma diferença bem grande)


Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, é uma história mais sombria, e o filme seguiu bem essa linha. As cenas são mais escuras, e o diretor, Alfonso Cuarón, teve um cuidado fantástico coma fotografia, que aliás, é muito linda. Eu estou apaixonada, sério. Ele teve um cuidado especial para mostrar a mudança do tempo. Se você nunca prestou atenção nisso, repare que entre algumas cenas tem frames do Salgueiro Lutador nas diferentes estações do ano. Acredito que ele fez isso pois muita coisa foi suprimida do livro, e com isso eles tiveram que mostrar essa passagem do tempo.


Outra coisa que eles introduziram aqui, que no livro não tão romântico quanto no filme, é a relação entre o Ron e a Hermione. Que quando você lê é uma relação de amor e ódio bem típico da idade. Daquelas que todo mundo já teve. Eu tô falando disso, mas entendo que no filme eles quiseram focar bem mais a história do Harry, e por isso faltou trabalhar mais essa relação.


Esse post já ficou bem grandinho, e não sei se consigo falar mais alguma coisa sem dar spoilers... Mas, e você? Já parou para comparar o livro e o filme? Quais foram as diferenças que você viu? E antes de ir, a melhor cena:



Me sigam por aí! Instagram / Twitter / Facebook / Snapchat: anaclaudiaplima / Goodreads / Skoob

You May Also Like

6 comentários

  1. Muitas pessoas não gostam muito desse filme, por causa das omissões existentes no livro.

    Eu gosto *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clayci, eu gosto desse filme. Acho ele um dos mais bonitos da série e tals.
      Toda a coisa do Harry descobrindo mais sobre os pais e tals.
      Mas quando você lê o livro você fica meio: acho que tem algo errado ai...
      Mas o filme é lindo!
      :)

      Excluir
  2. Nossa, nunca tinha parado para pensar e analisar sobre as diferenças entre os filmes e os livros de Harry Potter, embora eu ame demais esses livros e filmes!!
    Adorei esse post, muito bom :))
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como essa é a primeira vez que estou lendo os livros, eu não imaginava tantas diferenças, e esse é um exercício bem bom!
      :)

      Excluir
  3. Olá,terminei de ler o livro hoje e igual você também fui correndo assistir o filme. E saí decepcionada depois. Eu já tinha ficado irritada de não colocarem o Pirraça nos filmes mas entendia até então. Esse filme tem muita diferença e cenas desnecessárias. E o que eu mais esperava que era o dialogo de Lupin, Black, Potter, e os outros foi resumida numa cena patetica.
    Enfim, bom post :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim né?! Acho que a tendência no geral foi condensar os filmes cada vez mais. Eu até entendo as escolhas que eles fizeram na hora de produzir o filme, mas algumas cenas faltaram... E isso é triste...

      Excluir