VAI DIVIDIR EM QUANTAS VEZES? COMO LIDAR COM PARCELAMENTO

fevereiro 16, 2016

Olá pessoa! Como você está? Depois de falar do abominável cartão de crédito, vamos falar de outro assunto que eu gosto muito: parcelamento. Mas calma, não se assuste, vamos conversar como sobre ele pode trabalhar ao nosso favor.

Parcelar pode ser  ruim. Muito ruim. Primeiro, é muito fácil parcelar e tudo que é muito fácil é muito tentador. E ai você vai parcelando, parcelando, parcelando e tcharã! Quando você viu, já está gastando mais com a fatura do cartão de crédito/boleto que com qualquer outra coisa. Sem contar que como você não tem muita noção do quanto custa realmente a coisa (porque sim, você as vezes se apega ao valor da parcela e abstrai o valor total) você com certeza acaba gastando mais do que deveria. Mas por outro lado, parcelar pode ser bom, principalmente porque, se você for meio que nem eu, que não curte a sensação de ver seu dinheirinho saindo da conta todo de uma vez, ela dá uma aliviada nessa sensação.

Já sei o que você tá pensando: mas todo mundo fala para pagar as coisas a vista, como você vem e me fala o contrário Ana?

O negócio é o seguinte, para que você possa parcelar de maneira eficiente é importante que você tenha 2 coisas: valor mínimo para parcelamento (que varia conforme o seu orçamento) e número máximo de parcelas. (Falei mais detalhadamente sobre isso no meu post de cartão de crédito) Essas são duas ferramentas que vão te ajudar a manter o prumo para você não sair por aí parcelando qualquer comprinha de 10 reais em 10 vezes. Sem contar que nem todas as lojas e sites fazem o parcelamento sem juros, então você tem que ver realmente vale a pena parcelar a compra.

Mas o grande pulo do gato do parcelamento está em: ter dinheiro suficiente para comprar aquela coisa a vista. 

Mas se eu posso comprar a vista, por que vou comprar parcelado? Eu, Ana, não gosto de gastar grandes quantias de uma vez só (sou muito mão de vaca). Então, se eu quero comprar um celular, por exemplo, eu prefiro comprar parcelado. Mas como o seguro morreu de velho, para garantir que eu vou ter dinheiro para pagar o celular se alguma coisa acontecer e eu precisar gastar um pouco a mais naquele mês, eu deixo o dinheiro para pagar o celular a vista guardado. Assim eu mantenho as parcelas em dia e não corro o risco de ficar sem dinheiro tanto para pagar o parcelamento quanto para suprir outros gastos.

Por isso que você TEM QUE TER um valor mínimo para parcelamento. Toda essa situação é uma situação de auto controle. Não adianta comprar um celular hoje, um videogame amanhã e no mês seguinte não ter dinheiro para pagar nenhum dos dois, ou ter que gastar o dinheiro que seria para outra coisa com as parcelas de coisas que talvez você não precisasse.

Agora que você já entendeu a ideia, você pode ver um infográfico maroto com 5 dicas para parcelar sem muita dor de cabeça.
 

Claro, tudo isso são dicas. Quando se trata de dinheiro, quem estabelece os limites é você. Então, caso os limites que eu te mostrei aqui não sejam suficientes, você pode criar quantos você quiser. O importante é entender que quem tem que mandar no seu dinheiro é você, e não ao contrário.

As vezes é difícil ter todo esse controle, mas com um pouquinho de esforço, essas coisas vão acontecer naturalmente.

E você? Tem alguma dica? Alguma dúvida? Compartilha com a gente!

Me sigam por aí! Instagram / Twitter / Facebook / Snapchat: anaclaudiaplima / Goodreads / Skoob

You Might Also Like

2 comentários

  1. oi, oi.

    eu to adorando esses posts com várias dicas pra economizar. confesso que sou bem consumista e gasto mesmo todos os centavos que tenho, mas... eu não curto muito parcelar. sou um daqueles que junta todos os centavos até poder comprar à vista. me sinto incomodado ao saber que tenho dívida, sabe?!

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super te entendo! Se você gasta muito, é muito melhor pagar as coisas a vista, até para ter um controle melhor. Mas o meu problema é ver o dinheiro sair todo da minha conta de uma vez quando compro algo muito caro. Ai prefiro parcelar, mas sempre em no máximo 6 vezes, que é o quanto eu consigo lidar!
      :)

      Excluir

CURTE A PÁGINA!