RESENHA: A 5ª ONDA - UM LIVRO SOBRE UMA ADOLESCENTE EM UM ATAQUE ALIENÍGENA

março 10, 2016


Quis colocar no título "UM LIVRO SOBRE UMA ADOLESCENTE EM UM ATAQUE ALIENÍGENA" porque para mim, essa foi a coisa mais importante desse livro.

A 5ª Onda é um livro escrito pelo autor Rick Yancey, e publicado pela Ed. Fundamento, que ganhou sua adaptação cinematográfica (que eu ainda não assisti), no começo desse ano. Ele conta, basicamente, a história da Cassie, que é uma adolescente no meio de uma invasão alienígena na Terra que vem em 5 ondas. E no meio de todo o caos instalado por aqui, ela ainda é separada do irmão e ela irá fazer de tudo para reencontrá-lo. O único problema é: não se pode confiar em ninguém. E com essa frase você já imagina que rumo essa história leva.

Vou começar falando da coisa que mais achei interessante nesse livro que é o fato de termos 4 perspectivas diferentes dentro do livro. Apesar da história principal ser da Cassie, ainda são trabalhadas as perspectivas do Sam, o irmãozinho da Cassie, do Ben, e do Silenciador (que não vou explicar o que é para não dar spoiler). Eu gostei muito disso, pois permite ao leitor ter uma visão mais ampla da narrativa. A gente passa a conhecer todos aspectos do que está acontecendo, fazendo com que você crie expectativas com o que está por vir. E para deixar a coisa toda muito emocionante, é tudo contado em primeira pessoa, então as nuances de diferença de personalidades ficam muito claras aqui.

E a partir dessa experiência de ter 4 narrativas diferentes é fácil se identificar com alguém e entender o objetivo (pelo menos foi o que me pareceu) do autor de mostrar adolescentes sendo adolescentes em meio a um ataque alienígena. Se você ler com muita atenção, você vai perceber que aqui nós não temos personagens mentalmente muito mais velhos do que eles realmente são. Aqui eles tem medo, dão chilique, vivem tudo muito intensamente. Bem vida real sabe. Então tem hora que você odeia todo mundo, tem hora que você mega se identifica com eles. É bem aquela sensação de que eu poderia passar por isso, eu poderia me sentir assim, mesmo sendo um livro sobre aliens.

A escrita do autor é bem gostosa e rápida. Acho que só o começo foi meio pesado, mas mais porque foi meio confuso, não tinha uma narrativa linear. Mas quando a narrativa sai da Cassie, isso já muda e a história começa a seguir uma linha mais lógica, por assim dizer.

Eu dificilmente falo sobre isso por aqui, mas eu achei a edição da Ed. Fundamento muito boa. Primeiro, páginas amareladas são amor. Segundo, letras grandes! Adoro livros que tem letras grandes, e se o espaçamento for grande eu também acho ótimo. Acho que fica bem mais fácil e gostoso de ler, fica mais fluído sabe?! Então saiba que não precisa se assustar pelo número de páginas, porque ele foi feito de uma maneira que utilizasse muitas páginas.

No Goodreads e no Skoob eu dei 5 estrelas para o livro, porque eu achei muito gostoso de ler, a história parte de uma premissa interessante, e não é mais um romance adolescente. É um livro sobre sobreviver e confiar. Como eu já disse é muito real sabe, é tipo: estamos sendo invadidos, o que faremos? Eu quero muito ver o filme, mesmo já sabendo que não vai ser tão bom, mas para ver como eles trataram a personalidade de cada personagem. Porque já até imagino que tenham deixado eles super adultos e tals. Mas sei lá.

E você? Já leu o livro? Já viu o filme? Me conta ai o que você achou!

Imagem: Cultura Próxima Leitura

Me sigam por aí! Instagram / Twitter / Facebook / Snapchat: anaclaudiaplima / Goodreads / Skoob

You Might Also Like

2 comentários

  1. Também gostei muito do livro quando li, achei a premissa interessante e a maneira que o autor encontrou para escrever a história, com quatro pontos de vista diferente, boa, já que não ficou confusa.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Mesmo sendo 4 pontos de vista, é tudo bem claro! Ele soube explorar bem essa ideia!
      :)

      Excluir

CURTE A PÁGINA!