GLOSSÁRIO #2 - UM POUQUINHO DE CONTABILIDADE PRA VOCÊ

by - maio 31, 2016



Eis que eu estou há uma semana tentando pensar no que tema abordar no post de hoje e nada me vinha a mente. Eu pensei seriamente em abordar derivativos, porque eu tenho prova disso sexta feira, mas ia ser um negócio meio sem utilidade prática para você, caro leitor, que talvez não queira um conhecimento tão profundo assim de mercado financeiro. Mas existe um assunto que todo mundo deveria conhecer pelo menos um pouquinho que é contabilidade básica.

Então, essa semana, eu separei alguns conceitos básicos, básicos mesmo, de contabilidade, para você entender melhor o que diabos é o tal do balanço patrimonial, e o que tem nele, porque só quem estuda contabilidade sabe como aquele negócio é feito só pra quem entende da coisa.

Ativo

Quando você pega um balanço tem duas colunas: ativos e passivos. Eu sei que você vai olhar lá e vai ver coisas que vão deixar meio óbvias os significados delas, mas a coisa não é tão simples assim. O ativo de uma empresa é tudo aquilo que pode gerar um benefício econômico futuro. Então, mercadoria, maquinário, imóveis, investimentos, tudo isso que de alguma maneira pode dar algum retorno para empresa. Inclusive é aqui que entram tudo que a empresa ainda vai receber dos clientes e o caixa.
Passivo

Se o ativo gera benefício, o passivo vai ser o contrário. Ele contém todas as obrigações futuras da empresa. Contas a pagar, impostos a recolher, tudo que a empresa tá "devendo" para alguém entra aqui. Nessa coluna também vai ter o patrimônio líquido, que não tem nada a ver com dívida, mas vai ficar como assunto para um outro dia.

Depreciação

Se tudo na vida um dia perde a graça, as coisas das empresas vão perdendo aos pouquinhos. Depreciação é a redução do valor de um ativo num período. Traduzindo: é o quanto um prédio, uma máquina, um carro, vão se desgastando durante o tempo em $$. É tipo se a gente transformasse tempo em dinheiro, literalmente. E claro, o limite dessa depreciação vai ser o valor total do que você tá depreciando. Então todo mês, o valor que usou para comprar algo "volta" um pouquinho para você. É um conceito meio abstrato, eu sei, mas se você encarar tudo que você compra como um investimento, faz muito sentindo.

Circulante e não-circulante

Tudo na contabilidade é dividido em: circulante e não-circulante. É tipo o AC e DC. Mas é bem simples de entender como essa divisão funciona. Circulante é tudo aquilo que acontece dentro de 1 ano ou do ciclo operacional da empresa. Raramente o ciclo operacional é maior que um ano ok? E não-circulante é tudo que dura mais que 1 ano ou o ciclo operacional da empresa. Falei que era simples?
Curiosidade 

Na contabilidade todas as contas são realizadas de maneira que o passivo e o ativo deem exatamente o mesmo valor. Mas como assim Ana? Isso mesmo, levando em conta o princípio de que tudo que entra tem que sair (essa frase é horrível, mas ok), todas as contas tem que ter uma origem, e quando você soma ou subtrai alguma coisa lá no balanço, isso vai ter reflexo em outra conta. Por exemplo: se você paga seus fornecedores (subtrai da conta fornecedores que está no passivo) vai sair dinheiro do seu caixa (subtrai da conta disponível/caixa que está no ativo).

Claro, existem muito mais coisas do que isso envolvidas na contabilidade, mas pelo menos, eu espero né, quando você pegar o balanço, acho que você vai entender um pouquinho melhor o que está rolando ali! E se você tem uma empresa, você vai entender melhor o que seu contador tá fazendo!

Você tem alguma sugestão de tema? Alguma dúvida? Deixa um comentário aqui embaixo ou mande um e-mail para contato.omundodaana@gmail.com. Eu vou adorar te ajudar e responder suas dúvidas, e ficarei grata pela sugestão de tema!

Me sigam por aí! Instagram / Twitter / Facebook / Snapchat: anaclaudiaplima / Goodreads / Skoob

You May Also Like

2 comentários

  1. Nooooossa, lendo seu post fiquei feliz por não ter escolhido este curso, no técnico de adm tive o básico do básico de contabilidade e quase morri.
    Seu blog é lindo demais!

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi Ingrid, e eu que nem queria fazer cont cai lá e agora vou até o fim!
      Mas saiba que saber pelo menos o básico é tipo aquela coisa que pode não ser útil agora, mas um dia vc vai precisar. :P
      Que bom que você gostou do blog! Volta sempre!
      :)

      Excluir