CRÍTICA: MACBETH - UM CARA MEIO ESTRAINHO QUE VIROU REI

junho 02, 2016

Eu sou uma pessoa que ama filmes bobos e adolescentes, mas, as vezes bate uma necessidade de assistir algo, como eu posso dizer, mais sério? Mais adulto? E foi esse sentimento que me pegou essa semana, e o fato de eu estar meio obcecada com esses filmes que passam ali na Europa, na época da Idade Média, Renascimento, essa parte da história ai (na verdade, essa é minha parte preferia da história)!

Macbeth: Ambição e Guerra é um filme do final de 2015, baseado na obra do Shakespeare (aquele que escreveu Romeu e Julieta) de mesmo nome, que vai contar a história de um general escocês super respeitado, chamado Macbeth, que no meio de uma batalha recebe uma profecia junto com um amigo de que ele iria se tornar o próximo rei da Escócia e que os filhos de seu amigo seriam reis. E bem, digamos que isso irá despertar uma ambição nele e na esposa que farão de tudo para fazer com que parte da profecia se cumpra.


O Macbeth é uma personagem que foge do óbvio. Ele é um general do exército, super acostumado a guerra, mas que não sabe como lidar com a morte. Sim! É isso mesmo, ele é muito atormentado por todas as pessoas que ele matou e que morreram sob a sua liderança. Mas ao mesmo tempo, ele se mostra uma pessoa bem ambiciosa, o que faz com que ele dê uma pirada master durante a história. Ele representa bem a luta interna que o ser humano tem entre fazer o que é certo e extrapolar os limites do que seria aceitável para se alcançar um objetivo. O tempo todo vemos sua sensibilidade e como pouco a pouco ele mesmo acaba destruindo o mundo ao seu redor.

A lady Macbeth, ou a esposa do Macbeth, que não tem nome mesmo, ela só é tratada como a esposa do cara. Ao contrário do marido, é uma pessoa muito fria e tem uma personalidade muito forte, e ela que meio que arquiteta toda a história, e consegue viver bem com as suas decisões. Ela é muito manipuladora e envolvente, o que faz com que ela consiga que todos ao seu redor façam parte da trama que ela criou. Ela só vai perder a cabeça quando ela começa a perceber que o marido começou a pirar e todo aquele mundo que ela criou começa a ruir.

A história é uma tragédia sem fim. Ela retrata muito bem como pode ser difícil lidar com as situações em que nos colocamos, e como nem sempre, as coisas saem como queremos. Também temos a representação de como a ambição pode cegar uma pessoa e até que ponto alguém pode ir para alcançar seus objetivos. É uma crítica feita por Shakespeare, mas que vale muito para os dias de hoje, e acho que sempre valerá.

Enredo a parte, é um filme visualmente bonito. Eu li críticas falando que o diretor, Justin Kurzel, extrapolou um pouco na parte visual, mas sinceramente, achei que tudo fez com que o filme ficasse mais envolvente. Ele abusa de cenas em câmera lenta e de fundos muito claros com quase silhuetas. Principalmente em cenas de luta. Ele soube aproveitar muito bem os recursos para embalar a ascensão e queda do Macbeth. Outra coisa muito legal nesse filme, é que eles usaram o inglês arcaico, ou seja, é quase ouvir alguém lendo a obra original. Além dos diálogos eles também usam o recurso de colocar alguns narradores ao longo da história, o que faz com que tenhamos ainda mais a ideia de que não somos donos do nosso próprio destino. E o que tiver que acontecer, vai acontecer.

E se você ainda não se convenceu, saiba que o Macbeth foi interpretado pelo Michael Fassbender (eterno Magneto, X-men) e sua esposa, pela Marion Cotillar. Os dois fazem um trabalho incrível, e você vai esquecer totalmente que eles estão atuando, porque eles realmente se tornam as personagens ali.

O filme tem um ritmo meio pesado? Tem. O filme pode ser meio chato? Pode. Mas eu amei esse filme, achei que foi um trabalho de adaptação incrível, que tentou reproduzir com lealdade como ele seria se fosse gravado naquela época. Ele é bem diferente de tudo que eu já vi, e se você, assim como eu, é amante dos reis e rainhas vai adorar essa história, esse filme, tudo.

E você? Já assistiu Macbeth? O que você achou? Me conta aqui que eu quero saber! E se você tiver alguma recomendação de filme, me conta também! Tô precisando depois do tiro que foi esse filme!

Me sigam por aí! Instagram / Twitter / Facebook / Snapchat: anaclaudiaplima / Goodreads / Skoob

You Might Also Like

2 comentários

  1. O filme é com a minha atriz favorita! Uma delas né. A Marion é incrível! Então eu tenho certeza de que vou amar, o filme! E parece ser bem legal, e eu gosto dessas coisas meio "lentas" e achei muito maneiro o trailer, as imagens e tudo o mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então se joga! É um filme que vale a pena mesmo! E é lindo! Sério, as imagens são maravilhosas!
      :)

      Excluir

CURTE A PÁGINA!