FILME X LIVROS: HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO

julho 14, 2016

Queria um gif da Hermione com o Krum, mas achei esse da reação do Harry quando chamam o nome dele mais legal!
 
Preciso dizer, esse foi um dos livros que eu mais demorei para ler na vida! Comecei no dia 28 de Abril e só fui terminar dia 04 de Julho. Então, entre mortos e feridos aqui estou eu para finalmente fazer o post do filme x livros de uma das minhas histórias preferidas da saga.

Então vamos lá. Harry Potter e o Cálice de Fogo é o quarto livro (e o quarto filme) da saga escrita pela J.K. Rowling. Nessa nova aventura, Harry, Ron e Hermione irão ter um ano bem emocionante e conhecerão bruxos de outras escolas. Isso mesmo, aqui nós vamos conhecer alunos de Durmstrang e de Beauxbatons. Toda essa galera se reúne em Hogwarts para acompanhar e participar do Torneio Tribruxo, no qual um aluno de cada escola é escolhido para competir em provas dificílimas, que podem custar a vida deles.

Assim como já falei nas resenhas anteriores, cada livro da série foi criada como se fosse o volume único de uma história, o que é bom porque você não tem que ler todos para entender esse, mas é ruim porque a autora fica voltando em coisas que quem já leu os outros volumes já sabe, e não precisa ser repetido. Mas calma que nós não vamos só nos apegar a isso e eu tenho muita coisa para falar dessa vez, decidi dividir esse post em tópicos.

Torneio Tribruxo

Já vamos começar falando do plot principal da trama. O Torneio Tribuxo é uma das minas coisas preferidas de todo o universo de Harry Potter, não só pela competição em si, mas porque ele acaba explorando muito mais esse mundo, mostrando que ele pode ser expandido, explorado, recriado a partir de outras perspectivas, sem perder o encanto e a magia. O torneio nos trás novas culturas e muitas novidades.
Além disso, o Torneio Tribruxo também acaba trazendo toda uma nova emoção a série. São 3 provas, uma mais díficil que a outra, e 3 bruxos (no caso desse livro 4) lutando entre si e pela sua própria vida. E aqui entra um ponto importante, no livro o torneio é muito mais divagar que no filme. Enquanto no filme tudo acontece de maneira rápida e emocionando, no livro, tem um intervalo de meses entre uma prova e outra, o que faz com que ele fique meio pesado e lento. Sem contar que no filme as provas foram aprimoradas para dar mais emoção. Se bem que a terceira prova no livro é mais legal...

Ah... O amor...

Sim, em Harry Potter e o Cálice de Fogo nós vamos ter um quê de romance, e eu adorei isso! Aqui nós vamos ter a formação de 2 casais importantes para a trama Hermione e Krum (que como eu falei aqui, é o meu casal preferido da série), e Harry e Cho. Eu achei a J.K. soube explorar muito bem essas duplas e criou toda uma história e contexto para eles que consegue se encaixar na história e não ser chato. Já no filme, o romance acontece, mas não tem a mesma emoção.
Ritmo

Filme e livro tem um ritmo totalmente diferente. O livro inteiro é muito lento, os acontecimentos demoram meses para acontecer, e muita informação é repetida. Quando eu terminei de ler, eu tive a sensação de que muitas passagens foram meio desnecessárias, e que a autora se perdeu ali na hora de dar explicações de coisas que quem já tinha lido os livros anteriores já sabia. Já o filme é bem acelerado, e acabou mexendo em algumas partes da história para que o filme pudesse ser mais dinâmico.
Mudanças na história

Acho que de longe, até agora, esse foi um dos filmes que mais teve diferenças pro livro. Eu entendo quando as mudanças são para dar um ritmo mais de cinema para a história e tals, mas existiam coisas muito legais que poderiam ter sido exploradas (S.P.E.W.), personagens que poderiam ter sido exploradas (Dobby, Rita Skeeter, Mr. Crouch e Percy) e momentos que no livro são legais e no filme poderiam ter feito alguma diferença. 
Porém, aqui temos outra coisa para falar: acréscimo de cenas. Eu achei que os produtores do filme foram muito felizes em algumas escolhas, como por exemplo, a alteração na primeira prova do Torneio Tribruxo. Achei que foi uma escolha muito acertada, e que deu uma emoção a mais ao filme, porque, sinceramente, no livro foi meio sem graça.

Personalidade

É incrível como a cada livro a personalidade das personagens só evolui. Lembra nos outros posts quando falei que a J.K. estava dando vários sinais de que a personalidade das personagens só estava ficando mais eminente? Pois é, aqui a gente vai ver de maneira muito marcante a personalidade do Ron, tanto no livro quanto no filme. No filme a evolução foi suave, mas no livro foi bem marcada e é uma coisa legal de se ver. 

Parecer final

No geral, continua sendo a minha história preferida da série. Eu acho toda essa coisa do torneio e da disputa muito emocionante, e eu sou apaixonada pelo Viktor Krum! Sério mesmo! Sem contar que esse livro foi o que me fez me apaixonar pela casa que o Pottermore me colocou, Lufa-Lufa! Antes de ler esse livro, assumo que tinha ficado meio chateada por terem me colocado como lufana, mas depois de conhecer mais dessa casa (porque sim, o Cedrico, assim como todas as personagens são estereótipos das casas) eu só me apaixonei por essa minha casa.

Bem, achei que esse post ia ser meio curto, porque eu bem que fiquei com preguiça de escrever... Mas aqui está, um post um pouco longo para uma leitura um pouco longa!

Agora me conta, o que você achou desse livro? Você sentiu as mesmas coisas que eu? Me fala aqui nos comentários que eu vou adorar!

Me sigam por aí! Instagram / Twitter / Facebook / Snapchat: anaclaudiaplima / Goodreads / Skoob

You Might Also Like

2 comentários

  1. O Cálice de Fogo é um dos meus livros favoritos da série, li mais de uma vez. E eu fiquei bastante chateada com todos os cortes que fizeram no filme, entendo que é necessário pra adaptação, mas pra mim cortaram várias coisas importantes, e eu só fui entender realmente a história depois que li o livro. Mas faz parte, haha. Gostei do post, espero que você faça um para os próximos livros também.

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer sim! Já tem dos 3 livros anteriores também! Só conferir ali em cima nas resenhas!
      Então, ao mesmo tempo que os cortes no filme foram ruim, alguns acréscimos foram bom! Eu adoro essa história da série, e é a minha preferida também! A JK mandou muito bem na trama!
      :)

      Excluir

CURTE A PÁGINA!