EU, VOCÊ, AS OLIMPÍADAS E O BRASIL - ONDE TUDO ISSO SE ENCAIXA

by - agosto 09, 2016

Então é isso, eu estou nas Olimpíadas, e aqui vamos ter uma semana temática não é mesmo? E nada melhor do que começar já explicando, onde eu, você e o nosso país nos encaixamos em toda essa bagunça.

Os Jogos Olímpicos foram originalmente criados na Grécia e eles fazem parte de toda uma mitologia que envolve Zeus, Hércules e uma cidade chamada Olímpia (pegou o esquema?). Então, como você sabe, principalmente se você assistiu o desenho do Hércules, Hera, a mulher de Zeus, não curtia muito o nosso herói (ele era filho de uma traição do nosso deus do trovão com uma humana) e bolou ali 12 trabalhos marotos para o rapaz, e um deles, o quinto, para ser mais específica, envolvia limpar os currais do rei Augias, que há muito não era limpo. Quando o semideus terminou, ele organizou um festival esportivo em homenagem a seu pai.

No fim das contas, as Olimpíadas foram criadas então como uma maneira de cultuar Zeus, e na antiguidade, isso  realmente acontecia, uma vez que sempre existia alguma especie de cerimônia de abertura que pendia para o lado religioso.

Muito desse costume da Grécia Antiga se perdeu com o tempo, e por isso, hoje, essa conotação religiosa já não existe mais, mesmo algumas coisas, como a coroação com folhas de louro, ainda ser meio que comum. Mas claro, em se tratando de um período cheio de mitologia, segue o mito:

"A planta representava a vitória na Grécia e na Roma antigas. A origem do símbolo está na mitologia comum a ambas as culturas. Segundo ela, o deus Apolo teria se apaixonado pela linda ninfa Dafne, mas ela não nutria o mesmo sentimento por ele e fugiu para as montanhas, tentando escapar da sua perseguição. Dafne acabou pedindo proteção a seu pai, o deus Peneio, que optou por transformá-la num loureiro: foi assim que a ninfa venceu Apolo." (Mundo Estranho)

Voltando. Depois de um longo hiatus, os jogos só voltaram a existir em 1896, através do Barão de Coubertin. A ideia era simples, incentivar as praticas esportivas entre os jovens e promover o que seria a paz mundial. Simples assim.

A primeira, do que chamamos de, Olimpíadas Modernas aconteceu entre 6 e 15 de abril de 1896, em Atenas, na Grécia. Participaram desse primeiro evento 14 países e 241 atletas. Sendo 43 eventos esportivos e 9 modalidades. Nem preciso dizer que hoje o número de modalidades é bem maior que esse, aliás, tem esporte que a gente só descobre que existe em época de Olimpíadas.

Ok Ana, agora você já me contou a história, e o que eu tenho a ver com isso?

Bem, preciso te falar então, a nossa Olimpíada é a primeira na América Latina! Essa é a 27ª edição do evento e até agora nenhum país ao nosso redor tinha sediado ele. Além de ser um marco na nossa história, porque nós sabemos que esse momento está sendo marcado por coisas que vão bem além dos jogos, é também um monto histórico para a competição.

Como eu falei lá no começo, essa vai ser uma semana temática. Então nós vamos conhecer várias curiosidades, e eu espero que você acompanhe tudo isso comigo! Eu vou estar fazendo uma cobertura completa no meu snapchat (anaclaudiaplima) e claro, no insta também (omundodana)! Espero você lá!

*Para saber mais, e para você saber que eu não inventei tudo isso, olha esses sites: Mundo Educação e Brasil 2016


Me sigam por aí! Instagram / Twitter / Facebook / Snapchat: anaclaudiaplima / Goodreads / Skoob

You May Also Like

2 comentários

  1. oi, oi.

    menina, que chic! ser ryca é outro nível! uahauhauha. eu queria muito estar acompanhando as Olimpíadas tbm, mas o trampo tá consumindo todo o meu tempo. =/

    sobre a história dos jogos, eu já sabia. lembro de ter estudado tudo isso no ensino fundamental. achei na época a história bem hilária e interessante. :)

    curte aí a festa por nóis e depois traga um resumão pra gente. ;)

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hauhauahuahauhauhauhua! Queria ser rica! Ver os jogos é tipo realização de um sonho! Não dava pra perder!

      Pode deixar que vamos ter um resumão das minhas aventuras olímpicas!

      :)

      Excluir